lnstituição Socialmente Responsável

Tratar de Responsabilidade Social é, acima de qualquer relação de consumo, acreditar que o mundo pode ser pensado de forma diferente. É saber que as relações com os públicos que envolvem as empresas devem ser éticas, transparentes e com vistas ao bem comum. Não se trata de questionar a produtividade, mas avaliar a forma como a atividade empresarial está tratando os recursos necessários à sua produção, seja ele humano ou natural. Ou seja, se há efetivamente uma preocupação em legar um planeta saudável para as gerações futuras, em que estejam garantidos pelo menos os recursos herdados da geração anterior.

O Ensino Superior, neste sentido, possui um papel fundamental, devendo pautar-se na formação de profissionais cidadãos e éticos, comprometidos com o futuro e capazes de transformar a realidade em que está inserida.

Criado em 2004, o departamento e sua estrutura atendem alunos, pais, funcionários e a comunidade em geral.

Ele é responsável por: Entrevistas, emissão de pareceres e visitas domiciliares, triagens para concessão de isenção de pagamentos em clínicas da UniFil, atendimento a funcionários, encaminhamentos à rede de serviços, promover campanhas internas, coordena projetos sociais e tem participação ativa nos conselhos municipais de Assistência Social, Anti Drogas e dos Direitos do Idoso, além de dar assessoria em responsabilidade social para os cursos, pró-reitorias e reitoria, e elaborar o balanço social da instituição.

Dia da Responsabilidade Social

O Dia da Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares foi instituído pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. O objetivo é organizar uma mostra dos projetos sociais das instituições nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente, dentre outros, visando demonstrar, com fatos e números, que as IES particulares vêm cumprindo sua responsabilidade social.

O Departamento de Serviço Social, juntamente com os cursos de Graduação, realiza todos os anos o Dia da Responsabilidade Social, levando à comunidade ações que foram realizadas durante o ano, beneficiando centenas de pessoas.

O Dia conta com a presença de coordenadores dos cursos de graduação, professores, alunos e funcionários, que voluntariamente levam à população informações sobre os projetos sociais e de extensão que atendem à comunidade.

Quer saber mais? Fale Conosco