Estágios e Empregos

Modalidades de Estágio

  • Curricular obrigatório: Quando integrado na grade curricular de cada curso.
  • Curricular não obrigatório: Quando realizado em local de interesse do aluno, tendo como principal característica a complementação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.Nos dois casos, o Estágio é de interesse para o currículo e entendido como estratégia de profissionalização.

Acesse o Núcleo de Relações Profissionais

Convênios e Estágios

  • Realizar o acompanhamento administrativo das atividades de estágio;
  • Zelar pelo cumprimento da legislação aplicável aos estágios;
  • Firmar convênios entre a UniFil e as empresas possibilitando atender as necessidades acadêmicas dos diferentes cursos de graduação.

Horário de Atendimento:

  • Segunda a sexta-feira: 08h às 12h e das 13h30 às 18h
  • Campus Clube: Av. Juscelino Kubitschek, nº 1870
  • 43 3375-7478 / 43 3375-7490

Documentos para Estágios

Prezado aluno, informamos que disponibilizamos no Portal do Aluno todos os documentos para estágio. Não esqueça de utilizar o número de sua matrícula e senha do Portal.

Acessar | Documentação para Estágio

Vagas de Estágios

Prezado aluno, informamos que disponibilizamos no Portal do Aluno todas as vagas disponíveis para estágio. Não esqueça de utilizar o número de sua matrícula e senha do Portal.

Acessar | Vagas de Estágio

Dúvidas Frequentes

Posso começar um estágio sem o Termo de Convênio e Termo de Compromisso?

Não. O documento que formaliza o estágio dentro de uma empresa é o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), que envolve o aluno, a empresa, a instituição de ensino. Neste documento estão expressos os dados referentes ao estágio, local, horário, duração, atividade e valor da bolsa.

O que é estágio?

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.(Lei nº 11.788, de 25/09/08, Art.1º)

  • O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
  • O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
  • O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
  • Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
  • As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso.

O estágio gera vínculo empregatício?

Segundo a Lei nº 11.788, de 25/09/08, no seu Art. 3º e Incisos, “o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza”. Quanto aos benefícios o Art. 12 e Parágrafo 1º esclarecem que: “O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício”.

Quem pode oferecer vagas para estágio?

Podem oferecer estágio pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior (advogados, arquitetos, engenheiros, psicólogos, etc...) devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional que disponham de um ambiente propício para a aprendizagem prática do estudante, observadas as obrigações contidas nos Incisos I a VII do Art. 9º, da Lei 11.788, de 25/09/08).

Qual a carga horária permitida no estágio?

De acordo com a Lei nº 11.788, de 25/09/08, Art. 10, Inciso II, a jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar as 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

Estagiário pode trabalhar em feriados e fim de semana?

Não. Os estágios devem acontecer durante a semana e respeitando a carga horária de cada curso.

Quem providencia o seguro obrigatório?

Segundo a Lei 11.788 em seu Art. 9º, Parágrafo único, é necessário um seguro de acidentes pessoais em favor do estudante. O seguro é providenciado pela organização cedente no caso do estágio curricular não obrigatório. No caso do estágio curricular obrigatório o seguro é providenciado pela Instituição de Ensino.

Estagiário tem direito a férias?

Pelo disposto no Art. 13 da Lei 11.788, é assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta dias) a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

Qual a duração do Estágio?

A duração do estágio na mesma empresa não poderá exceder a 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

OBS: Prorrogações e novas contratações de estágios só poderão ocorrer com todos os ajustes previstos na Lei.

Sites Relacionados

Cadastro de Currículo

Empresas Conveniadas

Confira a relação de empresas que a UniFil possui convênios de estágios:

Relação de Empresas Conveniadas

Somos completos! De aprendiz à cursos a distância.

Últimas Notícias

Portal do Aluno

Para acessar o Portal do Aluno, tenha em mãos sua matrícula e senha.

Acessar Aluno

Portal de Eventos

Acesse o Portal de Eventos e conheça os principais acontecimentos que ocorrem na UniFil.

Acessar Eventos

Portal do Professor

Para acessar o Portal do Professor, tenha em mãos sua matrícula e senha.

Acessar Professor

Boleto On-line

Para imprimir a segunda via do boleto, tenha em mãos sua matrícula e CPF.

Acessar Boleto

Colaborador

Para acessar o Portal do Colaborador, tenha em mãos sua matrícula e senha.

Acessar Colaborador

Menu