Comissão Própria de Avaliação

A UniFil, de acordo com a RESOLUÇÃO CONSUNI No 0012/2015, define, em seu artigo 1º, a CPA/UniFil como "um órgão colegiado deliberativo, consultivo e educativo, de natureza técnico-científica, composto por representação de docentes, discentes, técnico-administrativos e da sociedade civil".

Assim, a CPA/UniFil conta com a participação de representantes de toda a comunidade acadêmica, o que inclui os atores externos, os quais pertencem ao entorno institucional.

O que é autoavaliação ou avaliação interna?

A autoavaliação ou avaliação interna é um processo contínuo de produção de conhecimento sobre realidade da instituição com a finalidade de melhorar a qualidade da educação e alcançar maior relevância social, para isso identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas. A autoavaliação é um importante instrumento de Gestão da Instituição, uma vez que apoia na tomada de decisão. Por isso conta com a participação efetiva de toda a comunidade interna acadêmica e da sociedade civil organizada.

O que é CPA?

De acordo com o disposto no art.11 da lei 10.861/04, cada instituição de ensino superior deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA. Com a responsabilidade de implantação e desenvolvimento de processos de autoavaliação ou avaliação interna.

Objetivos da CPA:

• Promover a melhoria dos resultados através das indicações dos relatórios da autoavaliação;
  • Promover a qualidade educativa através da avaliação institucional;
  • Fazer com que a avaliação não seja vista como ferramenta de medição somente, mas sim como um modo de alcançar melhorias educativas;
  • Sistematizar as experiências decorrentes da autoavaliação, aplicando a competência institucional para desenvolver a meta-avaliação;
  • Desenvolver o autoconhecimento institucional por meio de análise da eficácia educacional e social de suas atividades e da eficiência de seu funcionamento;
  • Articular a participação dos integrantes da comunidade acadêmica e dos segmentos da sociedade civil organizada.

Composição da CPA

Com vista ao atendimento dos requisitos de isenção, imparcialidade e confiabilidade, a CPA/UniFil atua, diante dos Conselhos e demais Órgãos Colegiados, com total autonomia e independência. Além disso, por meio de uma política contínua de conscientização sobre a importância da sistemática anual de avaliação, visa ao aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da UniFil como um todo.

Portaria de Designação dos Membros

Devolutivas

Este é o momento de maior expectativa para a comunidade acadêmica!

Ao final de todo processo avaliativo, as informações são consolidadas, anualmente, em um Relatório Final, o qual é encaminhado ao MEC e divulgado eletronicamente (vide Portal do Aluno e Professor) à comunidade acadêmica.

Os resultados referentes à infraestrutura institucional, com dados interessantes e pertinentes, são demonstrados em gráficos comparativos.

Então, acesse os resultados que estão disponibilizados no link abaixo e constate como você e os demais da nossa comunidade acadêmica veem o universo da UniFil. A sua colaboração foi decisiva para que eles fossem demonstrados e conhecidos!

Acessar Devolutivas

Regulamentação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Avaliação Institucional (SINAES) foi instituído pela Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Concentra-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional, de sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento de seus compromissos e responsabilidades sociais.

Tem como princípios fundamentais:

• Responsabilidade social e a defesa da qualidade na educação superior;
  • Reconhecimento da diversidade dos sistemas;
  • Respeito à identidade, à missão e às histórias das instituições;
  • Globalidade;
  • Continuidade do processo avaliativo.

Assim, são componentes do SINAES:

• A auto-avaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);
  • A avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo INEP, seguindo as diretrizes estabelecidas pela CONAES;
  • A avaliação dos Cursos de Graduação;
  • A avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE).

Neste sentido, conforme ato normativo emitido pela reitoria deste Centro Universitário, é dever da CPA/UniFil assegurar a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.

Regulamento | SINAES Resolução Consuni Regulamento da CPA

Eixos da Avaliação

• Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional;
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional;
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas;
  • Eixo 4: Políticas de Gestão;
  • Eixo 5: Infraestrutura Física.

Fale com a CPA

Coodenação