O que é o Cubo UniFil?
É um modelo pedagógico que implica flexibilidade curricular e inovação no processo ensino-aprendizagem. O Cubo permite a construção de currículos inovadores, dinâmicos e que tenham maior significado na formação do aluno. Isso é possível devido a integração dos currículos da Instituição por uma plataforma de classificação das Unidades Curriculares, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Classificação Internacional Normalizada da Educação (CINE). No Cubo UniFil, os alunos de diferentes cursos poderão se encontrar dentro da sala de aula, trocar experiências e ampliar a visão sistêmica do mundo. Além disso, terão a oportunidade de receber um aprofundamento teórico e prático sobre a carreira escolhida.Matriz Curricular Cubo
A Matriz Curricular Cubo é composta por Áreas de Conhecimento, Áreas Funcionais e Unidades Curriculares. Os componentes de classificação da matriz possuem uma organização hierárquica: Área de Conhecimento > Área Funcional > Unidade Curricular.Áreas de Conhecimento: são as áreas gerais de formação, também consideradas o nível mais alto de classificação. Em linhas gerais, é o primeiro nível de classificação da estrutura curricular.
Áreas Funcionais: são as áreas que agrupam Unidades Curriculares, ou seja, o segundo nível de classificação da estrutura curricular. Cada Área Funcional é determinada pela semelhança dos conhecimentos teóricos e práticos que cobrem.
Unidades Curriculares (UCs)
são os conteúdos agrupados que se iniciam e terminam em si mesmos (unidades autônomas). As UCs são o terceiro e último nível de classificação da matriz curricular. Elas são ofertadas em múltiplos de 15h, a recomendação é que cada UC tenha 15h, mas poderá haver UCs de 7,5, 15, 30, 45, ou até 60h. A matriz Cubo é composta por UCs obrigatórias e UCs eletivas. Dessa forma, os conteúdos das tradicionais disciplinas, geralmente serializadas ao longo dos semestres letivos, são substituídas pelas UCs oferecidas ao longo de diversos bimestres letivos.Flexibilidade curricular
A flexibilização curricular permite ao aluno de graduação cursar UCs de acordo com seus interesses pessoais e profissionais. Ao invés de oferecer um conjunto impositivo de UCs, o aluno terá a possibilidade de escolher algumas UCs de maior interesse, o que pode impactar no aumento do seu engajamento. Essa liberdade de escolha estimula práticas de estudo independentes e encoraja o discente a ter autonomia acadêmica e profissional. Dessa forma, a flexibilização curricular humaniza o processo de aprendizagem, pois possibilita o aluno a ser o protagonista de sua formação. A flexibilização curricular ocorre dentro do Cubo Flex, que é composto pelas Área Funcional Eletiva e UniSkills.Área Funcional Eletiva: o aluno terá a liberdade de escolher, minimamente, 160h em Unidades Curriculares de acordo com seus interesses profissionais.