Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Como previsto na Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012, em seu item VII que define o SISTEMA CEP/CONEP:

VII.2 - Os CEPs são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos
participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

VII.2.1 - A CONEP é uma instância colegiada, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, vinculada ao Conselho Nacional de Saúde/MS.

Atendendo a referida resolução, o CEP-UniFil tem a finalidade maior de defender os interesses dos participantes de pesquisas em sua integridade e dignidade e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, científicos e acadêmicos.

- Salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa.
- Contribuir para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e social da comunidade.
- Contribuir para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.
- Exercer papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade.

Profa. Me Solange Aparecida Oliveira Neves
comite.etica@unifil.br

Secretária
Virgínia Lúcia Brambilla de Almeida
Email: comite.etica@unifil.br

Segunda a sexta: 13h30 às 17h30

Campus Sede da UniFil
Avenida Juscelino Kubitschek, 1626 – Centro, Londrina - Paraná,

Membros Titulares

Consulte

- Sistema CEP/CONEP
- Plataforma Brasil
- Calendário de Reuniões CEP-UniFil

Documentos e Resoluções- Resolução CNS 466 de 12 de dezembro de 2012
- Resolução CNS 510 de 07 de abril de 2016
- Resolução CNS 580 de 22 de março de 2018
- Regulamento do CEP-UniFil

Orientações aos Pesquisadores para submissão de Projetos para análise do CEP UniFil

Durante o período de pandemia pelo COVID-19, o CEP-UniFil não fará atendimento presencial. Para dúvidas encaminhar para o email: comite.etica@unifil.br.

O CEP-UniFil entrará em recesso a partir do dia 20/12/2020 e retornará, em atendimento remoto, no dia 18/01/2021.