Como Ingressar

Prouni

Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos o, ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Mais Informações sobre o ProUni

Requisitos exigidos

Pode se inscrever e concorrer às bolsas do ProUni, o candidato que atenda a uma das condições a seguir:

Seja professor da Rede Pública de Ensino, no efetivo exercício do Magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da Instituição Pública, para os cursos com grau de Licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; OU

  • Tenha participado da edição mais recente do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e obtido média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas provas objetivas e não ter zerado a redação;
  • Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;

Além disso, o candidato deve satisfazer a, pelo menos, um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da Rede Pública ou em escola da Rede Particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa portadora de deficiência; OU
  • Ser professor da Rede Pública de Ensino, no efetivo exercício do Magistério da educação básica, integrando o quadro pessoal permanente da Instituição Pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de Licenciatura. Neste caso, não é necessário comprovar renda.

*A UniFil oferta, exclusivamente, bolsas integrais (100%).

 

Documentação Necessária e Manual do Bolsista

Para tanto, os alunos bolsistas devem imprimir ficha de comprovação financeira da UniFil (disponível no menu abaixo), preencher todos os campos necessários, entregando-a na Central de Matrículas, juntamente com os documentos abaixo descritos em data a ser divulgada:

  1. Se seu estado civil foi alterado nos últimos 6 meses (ex: casou, divorciou, etc.), providenciar documentação comprobatória;
  2. Cópia do último holerite/contracheque de pagamento dos integrantes do grupo familiar empregados a partir de 18 anos;
  3. Caso esteja desempregado(a), deve providenciar cópia da carteira de trabalho para comprovar que não possui vínculo trabalhista atualmente;
  4. Caso seja profissional liberal ou autônomo, deve providenciar DECORE ou extrato bancário dos últimos dois meses;
  5. Cópia da Declaração de Imposto de Renda do calendário vigente ao ano dos integrantes do grupo familiar que, obrigatoriamente, declararam Imposto de Renda.

OBS: A ausência de manifestação ou não entrega de todos os documentos solicitados no prazo implicará no encerramento da bolsa.

Cronograma Oficial do ProUni

Acessar Cronograma Oficial

Ficha de Comprovação Financeira

Para tanto, os alunos bolsistas devem imprimir ficha de comprovação financeira da UniFil (disponível no botão abaixo), preencher todos os campos necessários, entregando-a no CSA – Centro de Serviços ao Aluno, juntamente os documentos abaixo descritos em data a ser divulgada.

Ficha de Comprovação Financeira

 

Seu objetivo é acompanhar, averiguar e fiscalizar o ProUni na IES. Portanto, qualquer dúvida, sugestão para melhoria, ou denúncia de irregularidades encontradas por qualquer membro acadêmico, favor formalizar através de documento escrito junto ao setor FIES/ProUni, onde serão protocolados e encaminhados para análise e discussões durante reuniões da COLAP.

Local de Atendimento e Reuniões

Sala de reuniões nº 20 – Prédio Reitoria

Rua Alagoas, nº 2050, Centro, Londrina – PR

colap@unifil.br

Membros da COLAP

Coordenador(a) da Comissão

  • Titular:Jaqueline Fernandes Senra Teófilo
  • Suplente:Joice Mary Tsutumi

Representante do Corpo Discente – Campus Sede

  • Titular: Gustavo Queiroz Silveira
  • Suplente: Michele Patrícia de Lima Penasso

Representante do Corpo Discente – Campus Canadá

  • Titular: Gabrielli Monteiro Bicheri
  • Suplente: Thales Alves Bitencourt Ferreira

Representante do Corpo Docente

  • Titular: Kalleby Machado de Lima
  • Suplente:Leandro Henrique Magalhães

Representante da Sociedade Civil

  • Titular: Fernando Bastos Alves
  • Suplente:Henrique Afonso Pipolo