Programa de Residência em Pedagogia

O Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo primordial superar a tradicional distância entre a teoria e a prática dos licenciados, prevendo uma ação compartilhada de formação entre o Centro Universitário Filadélfia – UniFil, os residentes em formação e o Colégio Londrinense. Assim, há uma aprendizagem prática que ocorre em situações cotidianas por meio da imersão dos residentes em vivências sistemáticas e temporárias nas práticas pedagógicas de docentes e gestores escolares profissionais, acompanhadas pela orientação de um preceptor.

O Residente estará envolvido em atividades didáticas através de sua elaboração, planejamento e desenvolvimento juntamente com o preceptor do programa, além de apoiar e auxiliar o professor das disciplinas, atuando, sob a supervisão do professor da sala, junto a grupos de estudantes que estejam mais desenvolvidos em seus processos de aprendizagem para que o professor possa se dedicar àqueles que ainda apresentam dificuldades.

Como proposta de formação continuada do profissional em pedagogia, o residente terá ao longo do ano encontros que resgatarão os conteúdos teóricos e práticos das práticas pedagógicas, que servirão como base para o aperfeiçoamento docente exigidas pelo mercado que busca profissionais especializados e aptos para o alunado do século XXI.

Carga horária: 1.600 horas

Duração: 12 meses

Sobre o programa: O programa terá 01 (um) ano de duração, em regime semanal de 30 (trinta) horas, sendo 06 (seis) horas diárias, com folga de um dia por semana.

Documentos para Download

Cronograma – PRP 2023/24

Edital Residência Pedagógica 03.2023

Inscrições de 05/10 a 03/11 de 2023.

APÓS REALIZAR A INSCRIÇÃO, ANEXE SEUS DOCUMENTOS AQUI!

.

Prof. Dr. Estevão Conceição Gomes Junior

É graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2014) e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia/UniFil (2023), mestre em Engenharia Agrícola pela FEAGRI/UNICAMP (2017) e doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Experiência como docente no Colégio Londrinense e integra a equipe de lideranças no projeto Professor Inovador. Desde 2010, atua em projetos de extensão universitária ligada à Educação em Solos e formação continuada de professores. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas para a inserção de novas tecnologias na educação, com ênfase em gamificação, aprendizagem baseada em projetos e design thinking.

Duração do Curso

Dr. Estevão Conceição Gomes Junior