Programa de Residência em Medicina Veterinária

O aluno recém graduado em Medicina Veterinária possui formação generalista. Visando sua qualificação no mercado de trabalho e sua especialização na área de Clínica Médica de Animais de Companhia e/ou Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, o programa de residência conta com o aperfeiçoamento teórico-prático.

O objetivo principal do programa é o aprimoramento de médicos veterinários visando melhor qualidade no exercício profissional, além de incentivar a investigação científica. Tem como objetivos gerais o aprofundamento da formação acadêmica, o aperfeiçoamento de habilidades e atitudes indispensáveis ao pleno exercício da Medicina Veterinária e a afirmação do senso de responsabilidade e das decisões inerentes às práticas profissionais. Pretende-se adicionalmente, estimular a visão crítica das atividades técnicas, quer nas áreas urbanas ou rurais, relevando sempre os seus aspectos éticos, científicos e socioeconômicos. Proporcionar conhecimento teórico e prático em técnicas de cirurgia aplicáveis ao cotidiano de hospitais veterinários e a campo, abordando o diagnóstico e tratamento das principais afecções dos animais de companhia e dos animais de grande porte.

 

A proposta pedagógica do curso tem 90% das horas anuais destinadas a treinamento prático supervisionado, incluindo plantões e plantões noturnos e 10% às atividades teóricas, sob forma de seminários, reuniões clínicas semanais, estudos bibliográficos, realização de trabalho científico. Serão utilizados recursos, casuística e equipamentos do Hospital Veterinário da Unifil (HV-UNIFIL). Acompanhamento do residente por um supervisor (preceptor) médico veterinário qualificado nos atendimentos práticos, contribuindo diretamente para o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas, práticas médicas, diagnósticos e manejo.

 

Quais áreas poderei atuar como especialista?

Clínica Médica Geral.

 

Sobre o programa:

O Programa terá 02 (dois) anos de duração, correspondente a 6.600 horas, sendo 3.300 horas no primeiro ano, denominado R1, e mais 3.300 horas no segundo ano, denominado R2, em regime de 11 (onze) horas diárias de segunda a sexta-feira e 05 (cinco) horas aos sábados, com folga de um dia por semana, totalizando 60 horas semanais.

Modalidade

Presencial

Duração do Curso
Duração

2 anos

Investimento
Investimento

Taxa de inscrição
R$200

Coordenação
Coordenação

Contato:
hospitalveterinario@unifil.br
43 3375-7237

residencia-em-medicina-veterinaria
×