Método CUBO de Ensino

É um modelo pedagógico que implica flexibilidade curricular e inovação no processo ensino-aprendizagem. O Cubo permite a construção de currículos inovadores, dinâmicos e que tenham maior significado na formação do aluno. Isso é possível devido a integração dos currículos da Instituição por uma plataforma de classificação das Unidades Curriculares, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Classificação Internacional Normalizada da Educação (CINE). No Cubo UniFil, os alunos de diferentes cursos poderão se encontrar dentro da sala de aula, trocar experiências e ampliar a visão sistêmica do mundo. Além disso, terão a oportunidade de receber um aprofundamento teórico e prático sobre a carreira escolhida. A Matriz Curricular Cubo é composta por Áreas de Conhecimento, Áreas Funcionais e Unidades Curriculares. Os componentes de classificação da matriz possuem uma organização hierárquica: Área de Conhecimento > Área Funcional > Unidade Curricular. Áreas de Conhecimento: são as áreas gerais de formação, também consideradas o nível mais alto de classificação. Em linhas gerais, é o primeiro nível de classificação da estrutura curricular. Áreas Funcionais: são as áreas que agrupam Unidades Curriculares, ou seja, o segundo nível de classificação da estrutura curricular. Cada Área Funcional é determinada pela semelhança dos conhecimentos teóricos e práticos que cobrem. São os conteúdos agrupados que se iniciam e terminam em si mesmos (unidades autônomas). As UCs são o terceiro e último nível de classificação da matriz curricular. Elas são ofertadas com 15 ou 30 horas . A matriz Cubo é composta por UCs CORE (obrigatórias) e UCs FLEX (Optativas). Dessa forma, os conteúdos das tradicionais , geralmente serializadas ao longo dos semestres letivos, são substituídas pelas UCs oferecidas ao longo de diversos bimestres letivos.   A flexibilização curricular permite ao aluno de graduação cursar UCs de acordo com seus interesses pessoais e profissionais. Ao invés de oferecer um conjunto impositivo de UCs, o aluno terá a possibilidade de escolher algumas UCs de maior interesse, o que pode impactar no aumento do seu engajamento. Essa liberdade de escolha estimula práticas de estudo independentes e encoraja o discente a ter autonomia acadêmica e profissional. A flexibilização curricular facilita o processo de aprendizagem, pois possibilita o aluno a ser o protagonista de sua formação. A flexibilização curricular ocorre dentro da Carga Horária Optativa e pela Área Funcional UniSkills, as quais estão sinalizadas na matriz curricular. A Área Funcional UniSkills oferece ao aluno condições de desenvolvimento das competências socioemocionais por meio de UCs específicas. As competências socioemocionais, também chamadas de não cognitivas, são habilidades individuais que se manifestam no modo de pensar, sentir e agir consigo mesmo e com o outro. São definidas como um conjunto de atribuições ou capacidades que as pessoas necessitam para lidar com as próprias emoções, solucionar problemas e mediar conflitos. Reconhecer e trabalhar as habilidades socioemocionais pouco desenvolvidas pode resultar em autoconhecimento, melhor aproveitamento acadêmico e melhores chances de inserção e manutenção no mercado de trabalho.   A adoção do modelo com Unidades Curriculares (UCs) permite a reformulação do modelo de ingresso na Instituição. No modelo tradicional de disciplinas, os alunos só poderiam ser admitidos ao final de cada semestre. No Cubo UniFil, essa admissão pode ocorrer até quatro vezes ao ano. Com o início e término das UCs em uma carga horária pré-definida, passamos a trabalhar no modelo bimestral (B1, B2, B3 e B4). Como as UCs têm caráter independente, começando e terminando nela mesma, as entradas dos alunos podem acontecer ao início de novas unidades, sem que haja prejuízo em sua formação. Com essa possibilidade, o aluno não precisa esperar um novo ano para iniciar sua vida acadêmica. As admissões são realizadas bimestralmente para que possam iniciar seu curso em datas mais flexíveis.
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