A iniciação à pesquisa na UniFil tem como objetivo estimular e incentivar a investigação científica, visando à produção do conhecimento e ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura. As atividades de iniciação à pesquisa estão vinculadas à Pró-Reitora de Extensão e Iniciação a Pesquisa - PROEIC e devem apresentar propostas transversais aos cursos de graduação da instituição.
A iniciação à pesquisa é assim entendida como o conjunto de atividades investigativas que visam ao aprimoramento do conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico de uma comunidade, articulando-se de forma indissociável com o ensino e a extensão, viabilizando as funções básicas da Instituição junto à sociedade, tendo por objetivos:
- proporcionar aos docentes e alunos oportunidades de investigação nas diversas áreas do conhecimento;
- desenvolver novas metodologias de pesquisas, com abordagens inovadoras, enfatizando-se a interdisciplinaridade;
- promover uma revisão crítica, de questões teóricas e/ou práticas, agregando a contribuição de ciências conexas ao eixo científico básico;
- incentivar o desenvolvimento de linhas de pesquisa, bem como a formação de grupos de pesquisas;
- proporcionar a melhoria do desenvolvimento científico, operacionalizando-se a articulação com o ensino e a extensão;
- propiciar aos alunos a participação em projetos, visando à sua iniciação científica;
- divulgar os conhecimentos produzidos em eventos científicos, periódicos especializados e publicações da Instituição.
Operacionalização
Para operacionalização da política de iniciação à pesquisa, funciona a Pró-Reitora de Extensão e Iniciação a Pesquisa - PROEIC e, vinculada a ela, a Coordenação de Extensão e Iniciação à Pesquisa e o Comitê Interno de Extensão e Pesquisa – CIEP, com a tarefa de analisar os projetos de iniciação a pesquisa a serem aprovados, acompanhar o seu desenvolvimento e os resultados. Os membros do CIEP são indicados pelos Colegiados de Curso, garantindo assim articulação com as necessidades da graduação, conforme estabelecidos neste PDI e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.
A instituição conta ainda com um Programa de Bolsa de Iniciação à Pesquisa, que pode ser ofertada como Bolsa de Pesquisa, conforme disponibilidade financeira, ou como Bolsa Formação, a partir da oferta de curso de capacitação, com valores equivalentes a Bolsa de Pesquisa, ficando a modalidade de oferta a critério da instituição. O Programa conta ainda com a busca de recursos junto a Agências de Fomento, com destaque para a parceria instituída com a Fundação Araucária, órgão de fomento do Estado do Paraná, que tem contemplado o Centro Universitário Filadélfia com bolsas de iniciação científica.
Aliado à produção do conhecimento, a UniFil preocupa-se também com sua disseminação, a partir de estratégias que visam estimular professores e alunos a buscarem a participação em atividades e projetos de iniciação à pesquisa.
Como instrumento de disseminação o Centro Universitário Filadélfia promove anualmente o Simpósio de Iniciação Científica, com o objetivo de Difusão de Projetos de Iniciação à Pesquisa desenvolvidos na instituição e, bianual, o Simpósio Nacional de Iniciação Científica e o Prêmio de Produção Científica "Reynaldo Camargo Neves". Além disso, para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na UniFil, a Instituição publica regularmente diversos periódicos, além de possuir uma Editora em atividade. O conjunto das publicações podem ser acessadas no Portal de Publicações UniFil,
ACESSE AQUI!
Relação de Projetos Desenvolvidos no Ano de 2021
título | Coordenador | Professores | Curso |
Gestão e liderança Eclesiástica
| EMERSON CLAUDIO MILDENBERG
| SERGIO ANTUNES DE ALMEIDA
| TEOLOGIA - EAD
|
Detecção de fraude em queijo parmesão ralado utilizando espectroscopia do infravermelho próximo (NIRs).
| FABIANE APARECIDA SABINO ALVIM
| ANA PAULA AYUB DA COSTA BARBON RAFAEL HUMBERTO DE CARVALHO
| MED. VET.
|
Teologia e Mulher Contribuições e dificuldades da mulher na teologia e na sociedade | EMERSON CLAUDIO MILDENBERG
| SELMA ALMEIDA ROSA
| TEOLOGIA - EAD
|
ESTUDOS DE PALATABILIDADE E DIGESTIBILIDADE EM CÃES E GATOS DOMÉSTICOS
| FABIANE APARECIDA SABINO ALVIM
| ANA PAULA AYUB DA COSTA BARBON/ RAFAEL HUMBERTO DE CARVALHO
| MED. VET.
|
ESTUDO E PADRONIZAÇÃO DOS INDICADORES DE PREPARO DE ALIMENTOS
| CLAUDIA DIANA DE OLIVEIRA
| THANISE PITELLI DE NIGRO
| GASTRONOMIA
|
AVALIAÇÃO DE FATORES NUTRICIONAIS E SOCIAIS RELACIONADOS A OBESIDADE CANINA.
| FABIANE APARECIDA SABINO ALVIM
| RAFAEL HUMBERTO DE CARVALHO / ANA PAULA AYUB DA COSTA BARBON
| MED. VET.
|
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADO A INDUSTRIA (FJSSP)
| SERGIO AKIO TANAKA / SIMONE SAWASAKI TANAKA
| SERGIO AKIO TANAKA / SIMONE SAWASAKI TANAKA
| CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
|
EFICÁCIA DA CINESIOTERAPIA NA DOR LOMBAR, NA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO E NA QUALIDADE DE VIDA DA MULHER A PARTIR DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GESTAÇÃO
| HELOISA FREIRIA TSUKAMOTO
| CRISTHIANE YUMI YANOMINE
| FISIOTERAPIA
|
CONEXÃO ENTRE A ARTE E A TEOLOGIA: ANÁLISE E APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO DAS ARTES E CULTURAS NO AMBIENTE BÍBLICO
| EMERSON CLAUDIO MILDENBERG
| DENISE MARTINS AMÉRICO / RENAN DE CARVALHO FALLEIROS NASCIMENTO
| TEOLOGIA - EAD
|
FATORES DE CONTINUIDADE, RUPTURAS E UNIDADE DO NOVO TESTAMENTO EM RELAÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO SOB A PERSPECTIVA DO MUNDO HELÊNICO EM SEU CONTEXTO
| EMERSON CLAUDIO MILDENBERG
| SELMA ALMEIDA ROSA / RENAN DE CARVALHO FALLEIROS NASCIMENTO
| TEOLOGIA - EAD
|
COMO FICAM OS SENTIMENTOS DOS ALUNOS FRENTE AS QUEIXAS ESCOLARES?
| PATRICIA VAZ DE LESSA
| PATRICIA VAZ DE LESSA
| PSCOLOGIA
|
DIREITOS HUMANOS E COVID-19:
Impactos para o Grupo Vulnerável de Idosos | ADARLY ROSANA MOREIRA GOES / PRISCILA SANTANA VIEIRA
| PAULO AUGUSTO DA FONSECA / MARIA FERNANDA SCHOBER RABELLO NEME
| SERV. SOCIAL - EAD
|
Formulário para elaboração de novos projetos: (DOWNLOAD)
Mais Informações
PROEIC – Pró-reitoria de Extensão e Iniciação Científica
Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h
Rua Alagoas, nº 2015, Centro, Londrina – PR (Campus Ipolon)
43 3375 7348 / 3375 7418
atendimento.extensao@unifil.br