Programa de Residência em Pedagogia
O Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo primordial superar a tradicional distância entre a teoria e a prática dos licenciados, prevendo uma ação compartilhada de formação entre o Centro Universitário Filadélfia – UniFil, os residentes em formação e o Colégio Londrinense. Assim, há uma aprendizagem prática que ocorre em situações cotidianas por meio da imersão dos residentes em vivências sistemáticas e temporárias nas práticas pedagógicas de docentes e gestores escolares profissionais, acompanhadas pela orientação de um preceptor.
O Residente estará envolvido em atividades didáticas através de sua elaboração, planejamento e desenvolvimento juntamente com o preceptor do programa, além de apoiar e auxiliar o professor das disciplinas, atuando, sob a supervisão do professor da sala, junto a grupos de estudantes que estejam mais desenvolvidos em seus processos de aprendizagem para que o professor possa se dedicar àqueles que ainda apresentam dificuldades.
Como proposta de formação continuada do profissional em pedagogia, o residente terá ao longo do ano encontros que resgatarão os conteúdos teóricos e práticos das práticas pedagógicas, que servirão como base para o aperfeiçoamento docente exigidas pelo mercado que busca profissionais especializados e aptos para o alunado do século XXI.
Carga horária: 1.600 horas
Duração: 12 meses
Sobre o programa: O programa terá 01 (um) ano de duração, em regime semanal de 30 (trinta) horas, sendo 06 (seis) horas diárias, com folga de um dia por semana.
Documentos para Download
Edital Residência Pedagógica | Outubro 2024
Inscrições de 15/10 a 11/11 de 2024.
APÓS REALIZAR A INSCRIÇÃO, ANEXE SEUS DOCUMENTOS AQUI!
.
Coordenador
Prof. Dr. Estevão Conceição Gomes Junior
É graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2014) e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia/UniFil (2023), mestre em Engenharia Agrícola pela FEAGRI/UNICAMP (2017) e doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Experiência como docente no Colégio Londrinense e integra a equipe de lideranças no projeto Professor Inovador. Desde 2010, atua em projetos de extensão universitária ligada à Educação em Solos e formação continuada de professores. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas para a inserção de novas tecnologias na educação, com ênfase em gamificação, aprendizagem baseada em projetos e design thinking.